Para que servem as terras raras?
Terras raras – Lantânio. É um minério utilizado frequentemente em lentes seja de câmeras ou de telescópios, para maior acuidade visual. Além disso, é bem importante para o refinamento de petróleo, no contexto de um processo que se chama de craqueamento.
Quais as principais aplicações tecnológicas dos elementos terras raras?
As três principais aplicações de elementos terras raras são os ímãs permanentes, as baterias recarregáveis de hidreto de níquel metálico (NiMH) e as lâmpadas luminescentes.
Qual a propriedade mais comum nos minerais de terras raras?
As inúmeras aplicações das terras raras são devidas às suas propriedades ímpares, principalmente as espectroscópicas e magnéticas. As propriedades químicas e físicas dos elementos lantanídeos são muito semelhantes; isto é uma conseqüência da sua configuração eletrônica.
Quais são as características das terras raras?
São denominadas Terras Raras o conjunto de 15 elementos químicos constituídos pela família dos lantanídeos mais o ítrio. Os elementos são os seguintes: Leves: lantânio, cério, praseodímio e neodímio; Médios: samário, európio e gadolínio; Pesados: térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, lutécio e ítrio.
Qual a importância das terras raras na economia mundial atual?
Inicialmente utilizadas para a produção de mantas de lampião (por volta de 1885), hoje um dos maiores usos para as terras raras é na produção de catalisadores (bastante utilizados no craqueamento de petróleo) e imãs.
Por que as terras raras podem ser consideradas minérios?
Por apresentarem propriedades muito similares, serem apenas conhecidos em minerais oriundos da Escandinávia e por serem de difícil separação, foram considerados “raros”, daí resultando a denominação “terras raras”, ainda hoje utilizada, apesar de alguns deles serem comparativamente abundantes na composição crostal da …
Quais são algumas das aplicações dos lantanídeos?
É muito utilizado na produção de produtos óticos como lentes e também no craqueamento do petróleo. O Cério (Ce) é utilizado na produção de ferro e aço, o praseodímio (Pr) é um metal que forma soluções esverdeadas e é empregado em vidros de máscaras de solda.
Quais são os minerais de terras raras?
Dos minerais terras raras leves destacam-se o lantânio, cério, praseodímio e neodímio; os médios samário, európio e gadolínio; e os pesados são o térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, térbio, lutécio e ítrio.
O que é mineração de terras raras?
Nos últimos anos a mineração tem voltado sua atenção para alguns elementos denominados Terras Raras ou Metais de Terras Raras. Os elementos químicos constituintes, além do escândio e do ítrio, são 15 do grupo dos lantanídeos.
O que são terras raras onde são encontradas?
As terras-raras são um grupo seleto de 17 elementos químicos de relativa abundância na crosta terrestre (com concentração variando entre 68ppm para o cério e 0,5ppm para o túlio e lutécio) considerados raros pela dificuldade da sua separação (já que ocorrem em vários minérios de composições distintas).
Quais são os minerais terras raras?
O que são as terras raras e qual a sua importância para a economia mundial do século XXI?
Para funcionar, todos esses produtos, do mais comum ao mais sofisticado, necessitam de algum dos 17 elementos químicos conhecidos coletivamente como terras raras. São minerais que podem se tornar a próxima arma da China, que monopoliza 80% da produção global, na guerra tecnológica e comercial travada com os EUA.
Qual é o pH de uma substância?
O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+). O ph de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases, substâncias orgânicas e da temperatura.
O que é o pH e qual a sua função?
O pH é o símbolo dado à grandeza química e física chamado potencial hidrogeniônico o qual tem a função de indicar a quantidade ácida, a alcalinidade (conhecida também como base) e a neutralidade das substancias em um meio aquoso. Indo de 0 a 14, sendo considerado ácido de 0 a 6 e básico de 8 a 14, onde 7 é considerado neutro.
Qual a importância do pH para o saneamento ambiental?
Segundo Oliveira e colaboradores (2014), o pH pode influir em diversos equilíbrios químicos que ocorrem naturalmente ou em processos unitários de tratamento de águas, vindo a se tornar um parâmetro importante em muitos estudos no campo do saneamento ambiental. Sua influência ainda pode ser direta e indireta.
Quais são os efeitos do nível de pH?
Uma vez que a maior parte do nosso corpo é à base de água, o nível de pH tem efeitos profundos sobre toda a saúde do corpo. Quando consumimos alimentos (normalmente os industrializados) ou líquidos ácidos (refrigerantes), o organismo pode trabalhar em excesso para se estabilizar a níveis ideais.